Vírus

O que são os vírus?

Os vírus são pequenos agentes infecciosos que não apresentam organização celular,
diferindo de qualquer outro tipo de agente patogénico.
A sua estrutura resume-se a uma cápsula de natureza proteica, onde está contido o material hereditário numa molécula de ácido nucleico que contém as informações para a produção de novos vírus.
A molécula de ácido nucleico existente nos vírus pode ser o DNA (ácido desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico), não sendo conhecido qualquer tipo de vírus que apresente simultaneamente os dois tipo de ácido nucleicos.
Em alguns vírus, o invólucro proteico pode conter substâncias adicionais, como lipídos e polissacarídeos.

Como se reproduzem os vírus?

A reprodução de um vírus consiste na injecção do seu material genético (DNA ou RNA) na célula hospedeira (que pode ser procarionte ou eucarionte).
O ácido nucleico viral entra em acção, assumindo um papel de comando do metabolismo da célula hospedeira, no sentido de produzir novos componentes virais.
Depois de um certo tempo, que varia com a espécie infectada e do seu sistema imunitário, a célula infectada passa a libertar cópias do vírus que irão infectar outras células vizinhas.



Sabias que…

•A palavra vírus provem do latim e significa “veneno” ou “toxina”
•Os vírus medem entre 15 a 300 nanómetros (nm)
•Existe um grande debate entre a comunidade científica sobre considerar ou não os vírus como seres vivos uma vez que fora de uma célula hospedeira os vírus não têm capacidade de se reproduzir nem de ter qualquer tipo de metabolismo próprio.

1 comentário:

  1. Anónimo00:21

    Gostei da exposição do blogue e do grafismo ^^!
    Texto bem redigido!

    ResponderEliminar